8 de ago. de 2008

The Doors - The Doors

Ano: 1967
Gravadora: Elektra Records


Nenhuma outra banda representou a máxima "sexo, drogas e Rock N' Roll tão bem quanto The Doors. Jim Morrison foi uma lenda, um dos que caíram na maldição do J(ou Dead at 27), poeta, compositor, gênio. Jim Morrison levou o The Doors a ser uma das maiores bandas das décadas de 60 e 70 não só por suas maravilhosas composições, mas também por seu jeito psicodélico. Mas nem só de Morrison se fez The doors. Ray Menzerek deu toda uma identidade a banda com seu órgão, Robby Kriger compôs um dos maiores hits do Doors, Light My Fire, além de tocar sua guitarra de um modo único, que ajudou nessa identidade do Doors.
"If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is: infinite"(Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria como realmente é: infinito). Daí surgiu o nome, The Doors. A frase foi tirada de um livro de Aldus Huxley, The Doors of Perception.
The Doors praticamente inventou esse psicolismo (Psicodelic Rock/Acid Rock) inspirado no Jazz, Blues e Bossa Nova, além, claro, que do Rock. As letras deles eram basicamente psicodélicas: sobre morte, lugares onde passaram, histórias ou sobre sexo, como Light My Fire(acenda meu fogo) e Love me Two Times(me ame duas vezes).
The Doors foi o primeiro e um dos melhores discos do Doors. Traz a melhor versão de Light My Fire e The End, além de trazer outros clássicos como Break On Trough e Back Door Man. É um disco variado, com músicas leves como Alabama Song e outras no extremo do psicodelismo como The End.
Jim Morrison morreu aos 27 anos, dizem uns que por cheirar heroína pensando que era cocaína na banheira de sua namorada Pam em Paris, outros que teve uma overdose em um bar e os traficantes o levaram pra casa da namorada tentar salva-lo, mas sem sucesso o deixaram na banheira e fugiram, e outros ainda dizem que nem morreu. De todo modo, foi uma lenda, um simbolo. Por isso digo sempre: Eu queria ser Jim Morrison.



Baixe: The Doors - The Doors

3 comentários:

Anônimo disse...

Tsc ah, que bonitinho auheuhauh!
Bom... Brigada por ter considerado o comentário e tal, fiquei com medo de ter soado meio sem educação e arrogante... Se soei, me desculpa que realmente não era a intenção!

PS: Obrigada pelo convite ^^
:*

Anônimo disse...

Rapaz... acho que eu fiz merda criticando o Chongas, não imaginava que ele fosse o queridinho do Brasil, rs. Obrigado lá pelo apoio e pela educação brow. Abração!

Petit Petit disse...

Cara, talvez se fosse o Jim lambendo minha orelha...
hahaha