3 de ago. de 2008

The Beatles - Abbey Road

Ano: 1969
Gravadora: Apple


Abbey Road é o nome da rua onde o estúdio Abbey Road(Gravadora Apple) se encontra. Justa homenagem, já que essa gravadora ajudou muito os Beatles a chegarem onde chegou.
A capa do disco, que é um dos reforços da teoria conspiratória "Paul Is Dead"(o que chega a ser estranho, já que a idéia desse disco foi do Paul). Foi tirada, obviamente, na rua Abbey Road, em frente ao estúdio. Tornou-se uma das capas mais famosas até hoje.
A idéia de Paul quando pensou em fazer esse disco era fazer um disco "como nos velhos tempos", já que o disco vem depois de discos muito diferenciados dos Beatles, como Sgt. Pepper e Magical Mistery Tour. O produtor George Martin se esforçou pra mixar um disco que agradace a John e Paul, então deixou o "lado 1"(Come Together a I Want You) do disco ao gosto de John, com músicas individualizadas e diferenciads, e o 2 ao gosto de Paul, esse com músicas mais curtas e um pout-pourri com as músicas inacabadas de John e Paul.
Mas o destaque mesmo do disco é George Harrison, que se firma como um grande compositor também. Something (música que Herrison teria composto para sua então esposa, que mais tarde se casaria com Eric Clapton, acabando com a amizade dos dois) e Here Come the Sun(composta no jardim de Deus, Eric Clapton...), duas das mais lindas músicas não só do disco, mas da carreira inteira dos Beatles, são composições dele. Something ainda é a segunda música mais regravada da história, só perdendo para Yesterday, também dos Beatles.
Os destaques desse disco - que é considerado por muitos o melhor disco dos Beatles, com todo o mérito, são Come Together, Something, Oh! Darling, I Want You, Here Come The Sun, Becouse e o pout-pourri que vai de You Never Give Me Your Money a Her Majesty.
Enfim, o disco faz juz a fama de um dos, senão o melhor disco dos Beatles. Um disco onde os Beatles são realmente os Beatles, "como nos velhos tempos". Simples, e estupendamente lindo.



Baixe: The Beatles - Abbey Road

Um comentário:

Petit Petit disse...

Comecei pelo que mais gosto. Tenho que ir lendo aos poucos... neurônios, sabe...

Bem, concordo com muitas coisas expostas. Mas discordo de uma: Paul is reaaly dead!

Eu acredito! haha