3 de jul. de 2008

Metallica - Metallica

Ano: 1991
Gravadora: Elektra


Metallica foi um dos criadores Thrash Metal, um dos estilos do Heavy Metal de maior sucesso. A banda conseguiu um sucesso inimaginável para o estilo, sendo que o álbum Metallica(mais conhecido como Black Album, por causa da capa inteira preta, assim como o álbum The Beatles, dos Beatles que ficou conhecido como White Album, pela capa inteira branca) chegou a estar na lista dos 500 melhores álbuns de sempre segundo a revista Rolling Stones - mas como já disse sabiamente Fred Fagundes(quem matou a tangerina?), listas foram feitas pra gente discordar delas - na 252º posição. Porém, assim como o Guns N' Roses, algo aconteceu e a banda se desvirtuou, os fãs reclamam que depois do 5º álbum(justamente esse) a qualidade caiu demais, ficou muito comercial, sendo o St. Anger o pior de todos.
O Black Album ainda é um dos bons, embora possa ser considerado o "começo do fim". Foi nesse álbum que os primeiros traços de comercialidade foram aparecendo. Um dia conversando com Marcos Barzo (ex-Thoten) perguntei pra ele o que achava do Black Album, e ele disse algo que concordei. Todo músico quer expandir seu público, quer ouvir suas músicas nas rádios, e o Metallica não era diferente. Fazer músicas mais comerciais, algumas mais leves, mais calmas e /ou com refrões mais simples não é exatamente errado. Disse tudo, mas que o St. Anger foi forçado, foi.
Black Album lançou alguns dos maiores sucessos do Metallica, como Enter Sandman - ótima música, daquelas que animam qualquer um, viciante mesmo. Pesada, bem tocada, letra boa e com um ótimo feeling -, Sad But True - música bem pesada, mas com um refrão bem simples (indicio de comercialidade), ainda sim uma das melhores da história do Metallica -, The Unforgiven - uma das mais calmas, das que tocam em qualquer rádio, mas muito bonita -, Wherever I May Roam - já mais pesada, mais ao bom estilo Metallica de sempre - e Nothing Else Metters - calma como The Unforgiven, mas ainda mais famosa, muito tocada nas rádios, a mais famosa da banda pelos não-fãs -. As outras músicas também já são mais pesadas, bem Thrash mesmo. Um disco para todos os gostos, teria sido perfeito pra encerrar a carreira da banda.
Metallica é um simbolo do Heavy Metal, já tocou com orquestra, fundou um estilo e vendeu mais de 50 milhões de discos ao redor do mundo. Sem dúvida, uma banda muito importante na história mundial. Agora só falta retomar o ritmo dos 5 primeiros álbuns, e tudo fica maravilhosamente perfeito.



Baixe: Metallica - Metallica

6 comentários:

Unknown disse...

O metálica das antigas era muito bom, eu tenho um cd antigo ainda, porém, hoje em dia não escuto muito rock.

Anônimo disse...

Metallica é nota 10, parabéns pelo texto.Eu tb publiquei um artigo. Se vc for ao meu blog, na categoria Irish, achará o Whiskey in the Jar. Vc gosta desta?

Anônimo disse...

Aliás, Shine on you crazy diamond !!
Cheers!

Anônimo disse...

te adicionei aos meus links favoritos, vc viu?
bjs

Anônimo disse...

Aew blz?
Nunca ouvi Metalica...
tipo assim acho que sepre fui mto influenciado pelos gostos musicais do meu irmão!
Mesmo porque ele se apossava do som e não tinha vez pra ninguém lá em casa...
Tenho até um pouco de trauma de música pop! Hehehe..
abraço

IncrivelT disse...

Black Album é muito foda!


www.sfjb.blogspot.com