2 de jul. de 2008

Guns N' Roses - Chinese Democracy

Ano: Só Clapton sabe
Gravadora: Geffen


O Guns N' Roses não é o mesmo. Desda saída de Slash, Duff e Matt (atualmente todos no Velvet Revolver), o Guns mudou muito. Foi de fato uma das bandas mais importantes dos anos 80/90, que fez grandes obras como Appetite for Destruction e Use Your Illusion I e II; mas o sonho acabou. Aquele bom Hard Rock hoje se encontra em algum lugar desconhecido da humanidade. Shows como o Oklahoma 1992 não se repetem mais, e nem provavelmente haverão de se repetir. Agora, o Guns N' Roses se encontra numa novela, que começou em 1994, novela essa chamada "Chinese Democracy".
Este disco começou a ser gravado em 1994, sendo que até shows foram cancelados para isso. Já gastaram mais de 13 milhões de dólares no disco, que se tornou o álbum mais caro da história. A marca de refrigerante americana Dr. Pepper prometeu 1 lata de refrigerante pra cada cidadão americano - menos para Slash e Buckthead (outro guitarrista que passou pelo Guns). Slash disse que "parece que Buckthead e eu vamos ter que tomar coca-cola", mas Axl Rose declarou que daria sua latinha para Buckthead, devido ao seu desempenho no disco. Parece que o Slash vai ter de tomar coca-cola sozinho, e o Axl, passar sede, caso o disco fosse lançado ainda em 2008. Um fã ofereceu 1 milhão de dólares por um disco, já que Axl declarou que já estaria pronto. Mas, calma, se o disco está pronto, por que ainda não foi lançado? Essa é a parte dramática da novela. Excesso de perfeccionismo de Axl Rose? Marketing? Não se sabe.
Mas algo "inesperado" aconteceu. As músicas do disco vazaram na internet (Clapton Save the Internet), e o blogueiro que disponibilizou as músicas em "primeira mão" foi preso. Segundo ele, foi pego numa emboscada por agentes federais que pareciam o Agente Mulder e Scully (Arquivo X). Vazaram 11 músicas, mas alguns dizem que o disco só vai ter 9. Enfim, o disco ainda não foi lançado, e essa versão que vazou pode mudar ainda.
Se você é um grande fã de Guns (grande fã, não gunner, porque gunner vai gostar de qualquer coisa que tenha a voz do Axl), vai ficar decepcionado com o disco. Não é um disco ruim, apenas não é o Guns. Se você espera um novo Appetite for Destruction ou um Use Your Illusion III, sinto muito, não é o caso.
Destaque para as músicas Chinese Democracy, a única que lembra o old Guns; Oh My God, industrial metal que foi trilha sonora do filme Fim dos Dias, do Arnold Schwarzenegger; e Better, que, para um new metal, é ótima. Nada contra new metal. É que quem ouve Guns espera ouvir Hard, e não new metal. The Blues seria a "November Rain" do álbum se fosse ao velho estilo Guns. A voz do Axl no começo é bem medonha, mas depois melhora. Madagascar é moderninha" demais, mas tem um bom feeling, e há também Catcher in the Rye, que conta com a participação especial de Brian May, do Queen. A intenção da música é realmente lembrar essa banda, e até consegue - de longe. Ainda completam o álbum (versão 11 músicas): I.R.S., There Was a Time, If the World, This is Love e Rhiads and the Bedouins.
Como citado, o disco flerta com industrial e new metal, e até influencias punk são perceptíveis. O hard puro e simples ficou apenas para o Chinese Democracy mesmo. No geral, não é nem de longe um disco ruim, apenas não é Guns. Sem contar que o disco está mais para lenda urbana do que para um futuro lançamento.
Guns perdeu sua magia. Aqueles megastars do passado já não existem mais. Serão sempre lembrados pela formação clássica, como uma ótima banda dos anos 80/90. Pelo menos é o que eu espero, porque nem mesmo o Axl, com toda sua arrogância, merece ser lembrado como o cara que estragou uma boa banda, que enrolou mais de 15 anos pra lançar um disco e que ainda se desvirtuou pelo caminho.



Baixe: Guns N' Roses - Chinese Democracy

¹ Mais informações aqui
² Eu também prefiro Nirvana

6 comentários:

James Bond disse...

Caraca!! Esse Album do Guns nunca lança, já virou até lenda!! Espero que eles gravem outro e nao lancem esse hehehe, não gostei


www.sfjb.blogspot.com

Dário Souza disse...

Na minha opinião a melhor banda dos anos 90 foi o nirvana,o Curt alem de ter sido o puta cantor,criou todo um misticismo em cima da banda e de sua vida.Agora em relaçao ao Guns alguem acredita num futuro cd ??

Anônimo disse...

Massa! mais como o Dário disse a melhor banda dos anos 90 foi Nirvana.

MaxReinert disse...

E eu que nem sabia que o Guns ainda existia... humpfff

Anônimo disse...

Olá, passando rapido aqui...
Só queria comentar que também prefiro NIRVANA! Hehehe..
Abraço

mateus disse...

Sabe o que ia ser puta de legal???
Se o Axl fosse pro Velvet Revolver, a banda tá precisando de um vocal mesmo!
Ia ser o Guns com outro nome!