16 de jun. de 2008

Cachorro Grande - Cachorro Grande

Ano: 2002
Gravadora: Deckdisc


Se eu não gostasse tanto de ser paranaense, iria querer ser gaúcho. Muita coisa boa sai de lá. Dentre muitas coisas, lá está a banda que salvou o rock nacional atualmente. Cachorro Grande tem um groove muito bom, músicas calmas com letras inteligentes.
O seu primeiro disco, homônimo, ainda acho o melhor. Tem um som diferenciado, coisa que estávamos carentes no Brasil. O disco conta com músicas não-românticas ao velho estilo dos bons rocks internacionais. Lembra muito bem as boas músicas dos anos 60 e 70. Forte influência dos Beatles, The Who, Small Faces, Rolling Stones e Bob Dylan. Com influências assim, não tinha como não ser ótimo.
Destaque para as músicas Lunático, Sexperienced, Pedro balão, Lili e Dia perfeito. Não, claro, excluindo as outras músicas que são ótimas. É um disco que dá pra escutar inteiro, sem pular nenhuma.
O disco começa bem, Lunático. É animada, tem uma guitarra muito boa, com uma bela ajuda da bateria. Já seguida por Sexperienced, uma música que fica na cabeça, com frases daquelas que adolescentes mais jovens colocam no msn. Mas sim, isso é bom. A próxima, Debaixo do meu chapéu, mostra bem as influências da banda. Não por citar Bob Dylan, mas porque seria a música mais "típica" deles. Traduz bem o estilo deles.
Lili tem uma das melhores letras do disco. Uma melodia bem puxada para o Jazz. Música bem agradável, mas o destaque é mesmo a história de Lili. Eu conheço uma Lili, e ela é gaúcha. Ponto de novo pra eles. Pedro Balão é mais uma onde o destaque vai para a letra, muito inteligente. Destaque também para a bateria muito bem tocada, dá o feeling da música.
Fantasmas, Cleptomaníaca de corações e Sintonizado, são ótimas. Essa segunda ainda é daquelas com frases marcantes, a começar pelo próprio nome da música. Mas vamos direto para o melhor do disco: Dia Perfeito. O piano de novo levando a música para o Jazz e uma letra ótima, inteligente e com suas frases marcantes. A guitarra complementa o piano de uma forma genial. As vozes também ajudam no feeling, muito bem colocadas.
Vai T Q dá e O tempo está ao meu lado tem um ritmo um tanto quanto mais "rock", ótimas músicas. Dia de amanhã acalma os nervos, música agradável, bom pra escutar acompanhado. Charllote Grapewine que, assim como Debaixo do meu chapéu mostra bem o estilo da banda. Ainda na mesma faixa Edu. A coisa mais pesada do disco. Parece uma brincadeira deles no estúdio que acabou entrando no disco, ainda sim é legal.
Esse é um daqueles discos que você ouve inteiro, sem pular nenhuma faixa e muda de humor conforme a música. Bom pra quando você quer ouvir alguma coisa que exija um pouco de cérebro, coisa essa que é muito importante, todo mundo deveria ter um.

Baixe: Cachorro Grande - Cachorro Grande

2 comentários:

Unknown disse...

O fio, já comecei a explorar o trem aki!
baixei esse disco, bão hein!
abrasss

Anônimo disse...

Disco perfeito. Seu post descreve ele da forma que ele é... Principalmente Dia Perfeito. :)
Te amo!