1 de ago de 2008

Black Sabbath - Heaven and Hell

Ano: 1980
Gravadora: Vertigo/Warner Brothers/Castle/Sanctuary


Nem sempre Ozzy Osbourne esteve nos vocais do Black Sabbath. Em 77, Ozzy se afasta da banda(segundo ele, por problemas pessoais) e é substituído por Dave Walker. Volta no Ano seguinte, mas já em 79 sai novamente, segundo Tony Iommi "porque não havia mais vontade nele". Dessa vez Ronnie James Dio, mais conhecido apenas como Dio, substituiu o comedor de morcego. Dio já havia cantado na banda Rainbow, do guitarrista Richie Blackmore, a lenda do Deep Purple, e na banda Elf.
Dio deu outra cara ao Black Sabbath. No primeiro disco de sua era, Heaven and Hell já se percebe isso. Nada tão pesado como Children of the Grave, War Pigs ou até mesmo Iron Man, mas com algumas influências até progressivas, como se percebe na música Heaven and Hell. Por sinal, essa música é com certeza o ponto alto do disco, junto com Neon Knights, Wishing Well e Die Young.
O disco todo é ótimo. Tony Iommi muito inspirado e Dio muito melhor que na sua carreira solo. O flerte progressivo da um toque especial e único no disco, somado ainda com o que sempre foi o Black Sabbath e as letras geniais, fica algo realmente maravilhoso. Daqueles discos que você ouve inteiro e cada música é especial.
Esse disco prova que, embora ele seja a lenda da banda, Black Sabbath é mais que Ozzy. Não discordo que com ele no vocal a banda foi ainda melhor, mas é impossível ignorar essa fase.



Baixe: Black Sabbath - Heaven and Hell

Nenhum comentário: