14 de jul de 2008

13 de julho - Dia do Rock!

Rock it!
Dia 13 de julho foi(é, estou atrasado) o dia mundial do Rock. O Rock N' Roll marcou de tal forma a história do mundo que merece seu dia. Isso é mais do que música, mais do que arte. O Rock participou de forma ativa na história. Pra começar, o Rock, no começou, era música de negros, assim como foi o Jazz e o Blues. Tudo começou na década de 50, no sul dos EUA, e logo se espalhou pelo mundo(chegando na Inglaterra, que foi a melhor coisa que poderia acontecer). Ajudou assim a vencer uma barreira do preconceito racial.



Baixe:
Chuck Berry - Johnny B. Goode

Ainda na década de 50, os primeiros grandes nomes do Rock começaram a se destacar. Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e o Rei, Elvis Presley.
Elvis ainda é, mesmo já tendo voltado pra casa, um dos maiores ídolos do mundo. Com sua voz grossa e sua dança, conquistou o mundo. Sua imagem, com aquele topete, foi imortalizada no show Aloha From Hawaii, mais um show memorável dessa lenda que foi Elvis.



Baixe:
Elvis Presley - Blue Suede Shoes

Os anos 60 foram o começo da época dourada do Rock. Foi quando os ingleses começaram a invadir o mundo com sua música. Beatles, Pink Floyd, Led Zeppelin, Rolling Stones, Queen, The Who, The Animals, The Kinks, The Yardbirds e tantas outras. O fato de The Doors, Jimi Hendrix e Janis Joplin serem americanos é uma piada de muito mal gosto do destino(apesar que até a banda The Jimi Hendrix Experience foi montada na inglaterra também).



Baixe:
The Beatles - Twist and Shot
Pink Floyd - See Emily Play
The Doors - Light My Fire

Ainda nos anos 60, começou o movimento hippie. Essa foi outro episódio que o Rock teve influência na história do mundo. Foi com o Rock que as mensagens de paz foram levadas ao mundo inteiro. Falem o que quiser de Woodstock 69, mas que foi um grito de paz também, foi. Só pra se ter uma noção, embora um cidadão lá tenha morrido de overdose, 2 crianças nasceram durante o festival. Saldo de vidas positivo.



Baixe:
The Beatles - All You Need Is Love

Existe mais ainda. Foi nessa década que surgiu o Heavy Metal. Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath criaram com seus riffs marcantes e lindos solos esse estilo que levou outros milhões de humanos a loucura.



Baixe:
Black Sabbath - Iron Man
Led Zeppelin - Good Times, Bad Times
Deep Purple - Burn

Os anos 70 continuaram o legado dos 60. Nessa década, os estilos ficaram ainda mais fortes, mais "diferenciáveis". Surge também o Punk Rock, que tinha em suas letras fortes críticas políticas e sociais. Sex Pistols, The Clash, The Ramones e tantas outras chocaram o mundo com sua música pesada, não só nos instrumentos, mas também nas letras. Ainda se pode ver que nos filmes antigos os "bad guys" tinham essa aparência punk, pois os jovens punks eram vistos assim, como bandidos dispostos a destruir a estrutura do mundo. Correto, tirando a parte do "bandidos".



Baixe:
Sex Pistols - God Save The Queen
The Ramones - The Blizkrieg Bop

Mas não só de protestos foi feito os anos 70. 3 dos maiores discos da história (segundo o Top5 CrazyD Show! que ainda não existe oficialmente) são dessa década: Pink Floyd - Dark Side Of The Moon, Led Zeppelin - Led Zeppelin IV e Queen - A Night At The Opera. Discos que são pura arte, devia ser obrigatório todos os seres humanos ouvirem.



Baixe:
Pink Floyd - Time
Led Zeppelin - Stairway To Heavan
Queen - Bohemian Rhapsody

Ainda foi aqui que o Heavy Metal tomou ainda mais força, como Heavy Metal mesmo, algo já meio diferente do Rock em si. Foi quando deixou de ser um gênero do Rock pra virar seu filho pródigo. Mérito de Iron Maiden e Judas Priest, principalmente. Judas Priest surgiu ainda em 69, mas só alguns anos depois lançaram seu primeiro disco, então conta como se fosse anos 70.



Baixe:
Iron Mainden - Hallowed be the Name
Judas Priest - Pain Killer

Os anos 70 terminaram com uma invasão Dance, o Rock perdeu um pouco do seu espaço, e assim foi os anos 80. Mas ainda sim ele estava lá, firme, forte e rígido. Surgiu ali bandas como Nirvana, Guns N' Roses e Bon Jovi, que tiveram mais destaque nos anos 90, mas também grandes clássicos como The Police, New Order e Despache Mode.



Baixe:
The Police - Every Breath you Take
New Order - Bizarre Love Triangle
Despache Mode - Enjoy the Silence

E o Metal também evoluiu. O Thrash surge com o Metallica e Slayer, principalmente, e depois várias outras, como Sepultura, a banda brasileira com mais visibilidade fora do país. O Power Metal e o irmão metal melódico, também surgem com grande sucesso, com as bandas Stratovarius, Bling Guardian, Halloween e a brasileira Angra.



Baixe:
Angra - Carry On
Blind Guardian - Valhalla

O punk também não foi esquecido. Bad Religion é o melhor exemplo de como o ritmo não morreu.



Baixe:
Bad Religion - Punk Rock Song

Anos 90, o começo do fim. Destacam-se Nirvana, Alice in Chains, Silverchair, Stone Temple Pilots e Bush no Grunge. Pearl Jam algo entre Grunge e Hard Rock. Então também vira mega-sucesso a banda Guns N' Roses, Bon Jovi vende milhões.



Baixe:
Nirvana - Smell Like Teen Spirit
Alice in Chains - Man in the Box
Guns N' Roses - Welcome to the Jungle
Bon Jovi - Dead or Alive

O Hardcore, muito inspirado no punk surge. Blink 182, Green Day, Smashing Punkins e tantas outras, cada uma dizendo ser de um estilo, mas que no fim podem ser incluídas todos no mesmo.



Baixe:
Blink 182 - All The Small Thinks
Green Day - Basket Case

No mundo Metal, destaque para o industrial, que surge com Rammstein, Nine Ich Nails e o super esquisito Marilyn Manson. o New metal também vem aí com Linkin Park, Slipknot, Korn, Limp Bizkit e tantas outras.



Baixe:
Rammstein - Feuer Frei
Slipknot - Before I Forget

Mas os ingleses não param de surpreender. O chamado Britpop chega para trazer um pouco de luz à decada. Com uma enorme influência de bandas como Beatles e The Who, criam Oasis, Blur, The Stone Roses e outras.



Baixe:
Oasis - Wonderwall
Blur - Song 2

O novo milênio chega e o Hardcore se transforma em emocore. As bandas de Hard Rock se vendem, até o indie tem tons comerciais inaceitáveis. Agora somos obrigados a ouvir Simple Plan e ouvir que isso é Rock(Clapton os perdoe). Tudo bem, tem gosto pra tudo nesse mundo. Blink 182 virou emo, Green day ainda não, mas ta no meio do caminho. Ainda somam aí Good Charlotte, My Chemical Romance, Fall Out Boy e tantas outras que não valem o esforço.

Baixe:
Nada, não vale a pena.

Não, o Rock Não morreu, apenas está velho. O mundo precisa de bandas como as velhas e boas dos anos 60 e 70, algo bom. O problema é que não é isso que as gravadoras querem, porque não é isso que a atual geração de jovens que gastam com cds e produtos querem. E não é isso que querem porque não é isso que se vende. Eis mais uma lógica circular que precisa ser quebrada, pro bem dos ouvidos de todos.

¹ As músicas para baixar e os vídeos não correspondem necessariamente as décadas citadas, apenas as bandas.
² Faltou falar de muita coisa, de muita banda. Pra não ficar maior ainda, fica pra um próximo post comemorativo.
³ Ta 99,5% terminado já.

Nenhum comentário: